segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Desafios de ensinar em suas múltiplas linguagens


Atividade de TAELP II  07/ 01/ 2014


Entrevista com Magda Soares - Desafios de ensinar em suas múltiplas linguagens.



    
      A leitura e a escrita são essenciais para a vida em sociedade. No entanto, a aprendizagem da leitura e da escrita requer um trabalho minucioso, cada criança possui um ritmo diferente de compreensão, exigindo do professor um trabalho cuidadoso e planejado.
     Nesta entrevista, Magda Soares destaca que "a criança aprende a ler e escrever convivendo com a leitura e a escrita". Portanto, é importante que a criança conviva em um ambiente estimulador, contendo livros, revistas, jornais, cartazes, enfim, materiais que estimulem a leitura. Entretanto, não descarta a utilização do método de correlacionar letras e sons. 
     A questão central dessa entrevista é a definição de qual método de alfabetização traz melhor resultado: o método tradicional de correlação de letras e sons ou o método construtivista de propor um ambiente alfabetizador, em que a criança aprende por meio de estímulos, sem que haja nenhuma imposição. De acordo com Magda Soares, é importante associar os dois métodos, a utilização do ambiente alfabetizador associado a correlação de letras e sons, entretanto, a mesma destaca que não há possibilidade de definir uma metodologia mais eficaz, deixando claro que a criança precisa ver utilidade naquilo que está aprendendo. 
     Outro ponto ressaltado nessa entrevista é a formação docente. É fundamental que o profissional que trabalha com essa etapa tão importante seja capacitado para diagnosticar as dificuldades enfrentadas pelos alunos, podendo assim, utilizar formas variadas de trabalhar com os mesmos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário