sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental


 Atividade de TAELP II 17/ 12/ 2013



A importância da produção de textos nos primeiros anos do Ensino Fundamental


       O vídeo acima citado, retrata o trabalho da professora Viviane Almeida, com uma turma de 2ª série da Escola Municipal Catherine Labouré, a educadora utiliza a produção de texto coletivo com o gênero carta à redação.
     No vídeo, podemos perceber que a professora demonstra a preocupação de ensinar seus alunos não apenas a ler e a escrever, mas a compreender e expor opiniões. O trabalho dessa docente é importantíssimo para o desenvolvimento de seus alunos, ao contrario do que geralmente ocorre, ela trabalha com a realidade do aluno, situando-o nos acontecimentos da sociedade.
     A atividade de escrita coletiva é muito interessante, visto que muitos alunos tem receio de escrever, nesta proposta há o estímulo a escrita, deixando os alunos mais a vontade para participar da atividade. Outro aspecto positivo do trabalho realizado pela professora é a questão do planejamento, de acordo com o que podemos observar no vídeo, o texto utilizado não foi lido apenas naquele momento, mas já estava sendo trabalhado em outras aulas.
     A leitura é fundamental, entretanto, muitos alunos não gostam de tal tarefa, por isso as atividades relacionadas a leitura e escrita precisam ser atrativas. As formas mais produtivas na aprendizagem dos gêneros textuais tornam-se mais fáceis se forem cotidianos e constantes, devendo oferecer liberdade em suas criações, principalmente tratando-se de crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, portanto, ainda não compreendem os códigos linguísticos de nossa língua que é complicada para nós, meros adultos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário