domingo, 2 de fevereiro de 2014

Sequência didática



     As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Essa proposta envolve atividades de ensino, aprendizagem e avaliação, organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos. Vejam um exemplo de sequência didática:


Trabalhando com gêneros textuais:

Reportagem





Objetivos:
    - Identificar a finalidade do gênero textual reportagem.
    - Identificar semelhanças e diferenças entre diferentes tipos de reportagem (reportagem televisiva oralizada e reportagem impressa); 
   - Reconhecer que os destinatários desse gênero são plurais, portanto, são dirigidos a diferentes tipos de público;
    - Produzir reportagens, observando as características desse gênero.
    

Conteúdo:

     Gênero textual reportagem;
     Leitura e interpretação de texto.
    



Ano:
     3º ano


Tempo estimado:
     Cinco aulas



Material necessário:
     - Jornais e revistas 
     - Folhas de ofício
     - Lápis e borracha
     - Material para colorir
     - Cola



Desenvolvimento:


    1ª aula:  Apresentação do gênero textual.
       Nesta primeira aula acontecerá a apresentação do gênero textual que será trabalhado nesta sequência didática. O tema será introduzido através da leitura de uma reportagem escolhida pelo professor. A finalidade dessa atividade é a identificação os conhecimentos prévios do aluno. Após essa introdução do conteúdo, os alunos ficarão responsáveis em trazer uma reportagem que será lida na aula seguinte.







    2ª aula:  Leitura de reportagens escolhidas pelos alunos.

    Cada aluno terá a oportunidade de ler a reportagem que escolheu. Após a leitura das reportagens os alunos apontarão as semelhanças e diferenças observadas nas mesmas, com o objetivo de reconhecer as características de uma reportagem.

      




    3ª aula:  Produção de reportagens.

       Os alunos serão divididos em grupos para a confecção de uma reportagem sobre um assunto da atualidade. Os temas serão propostos pelo professor e sorteados pelos grupos. Ao final da atividade todas as reportagens serão reunidas para confeccionar o jornal da turma.





    4ª aula:  Atividade individual.

       Cada aluno deverá escrever uma reportagem com um tema livre para ser colocado no mural da turma.






     5ª aula:  Culminância

       No encerramento dessa sequência didática será realizada uma exposição do jornal da turma, com as reportagens escritas pelos próprios alunos. Nesta ocasião serão expostos o jornal da turma, contendo as reportagens feitas em grupo e o mural com as reportagens elaboradas individualmente.









     Avaliação: 

       Os alunos serão avaliados através da participação nas atividades e na elaboração da reportagem em grupo e individual. Nesta avaliação será observado se o aluno percebeu as características de uma reportagem, compreendendo a função desse gênero e identificando as palavras escritas no texto, além de ser capaz de escrever uma reportagem atendendo as particularidades desse gênero textual.



Obs.: Todas as imagens foram retiradas da internet





Um comentário:

  1. A proposta de trabalhar com o gênero "reportagem" é bem interessante. Entretanto, na primeira parte, é preciso apresentar quais são os aspectos que caracterizam o gênero textual. Vocês apenas indicam que será apresentado o gênero, mas não informa de que modo as crianças devem reconhecer uma reportagem.
    Na produção de uma reportagem, é preciso que fiquem claros quais os critérios para verificar se os alunos estão dominando a escrita de uma reportagem. Lembrar que ao trabalhar com os gêneros textuais é perceber os aspectos característicos, bem como a função e finalidade de determinado texto... Pensem nisso...

    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir