segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Histórias da nossa alfabetização!


Gleise Vitorino

     A fase da alfabetização é uma etapa muito importante na vida de um indivíduo, portanto deve ser vivenciada de forma prazerosa. Minha alfabetização ocorreu de forma "normal", comecei a ler e escrever no 1º ano (antigo C.A.), que cursava no Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, no ano de 1993, não trago muitas recordações dessa época, mas lembro que minha professora era bastante tranquila. Entretanto, o método de ensino utilizado na época era o da memorização, o que tornou essa fase uma experiência não muito agradável, pois, aprendíamos de forma mecânica, superficial e punitiva, éramos sempre penalizados pelos "erros", tendo que refazer as tarefas inúmeras vezes, causando mais receio na realização dessas atividades. Lembro-me das leituras na mesa da professora, que sempre me causavam arrepios, mas na maioria delas sempre conseguia passar de lição. Apesar das dificuldades enfrentadas, posso dizer que minha alfabetização foi boa, aprendi a ler e escrever, e ainda aprendi a gostar da leitura e da escrita.






Janaína  Gonçalves

     Bom, me lembro de poucas coisas da minha escolarização infantil. Comecei no jardim aos 4 anos de idade ,mas só aprendi as partes de coordenação motora e depois fiquei cinco anos fora da escola por motivos familiares. Retornei aos nove e como minha mãe não podia pagar, ela me matriculou em uma escola pública, onde me alfabetizaram com aquela sequência do vovô viu a uva ,Ivo viu a vovó, entre outras coisas. Mas de fato aprendi a ler aos dez anos de idade,e posso dizer sem nenhuma mágoa que me sinto feliz, pois me esforcei e cheguei a universidade e sou grata pela oportunidade.





Maria Angélica Reis 

     Eu tenho pouco para contar sobre a minha alfabetização, não lembro muito desse período, mas não me esqueço da minha primeira professora a “Tia Helena” do Colégio Fluminense, em Duque de Caxias. Lá o sistema de alfabetização era o da memorização com cartilha que tinham as “famílias”, família do ‘bebê’, do ‘dado’, do ‘rato’. Esse sistema me favoreceu porque eu tinha uma boa memorização e toda semana a professora chamava até sua mesa para “tomar a lição”.
     Esse sistema de memorização não é prazeroso, pelo contrario, acho bem penoso e cansativo. Do pouco que me recordo, muitas crianças tinham dificuldades para passar de lição e não conseguiam acompanhar a turma.
     Acho que o que mais me incentivou na leitura eram os gibis da turma da Monica, que eu até hoje sou fascinada. Eu fazia coleção desses quadrinhos e passava boa parte do dia tentando ler e acho que foi isso que acelerou o meu processo de alfabetização.

Um comentário:

  1. Meninas, vocês foram muito sucintas na escrita... Poderiam ter explorado mais... Apenas Gleise colocou fotos. Janaina e Angélica poderiam ter anexado fotos da epoca, da escola, etc...
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir