terça-feira, 26 de novembro de 2013

Analisando um livro didático

                              Atividade de  TAELP II    26/ 11/ 2013

Livro didático:


  Título: Letramento e Alfabetização Linguística
  Autores: Cláudia Miranda e Vera Lúcia Rodrigues
  Série: 2º ano

     A capa do livro é  bastante ilustrativa, estando de acordo com a faixa etária indicada. A página inicial do livro retrata a formação acadêmica das autoras. Na página seguinte, as autoras apresentam as razões pelas quais escreveram o livro, levar as crianças a descobrir a importância da leitura e da escrita. Logo após, vem o "Conheça seu livro", apresentando as principais seções do livro e como estão organizadas. 

     O sumário do livro está dividido em dez unidades, com os seguintes eixos:

                             1- Imagens, números e palavras.
                             2- Escola
                             3- Placas de sinalização
                             4- Brinquedos e brincadeiras
                             5- Amizade
                             6- Animais
                             7- Natureza
                             8- Cantigas
                             9- Os dentes
                            10- Índios

     Cada unidade do livro é composta por pelo menos dois textos relacionados ao tema.





    Para a realização da análise do livro escolhemos uma de suas unidades:

          Unidade 5

     Tema: Amizade

     Texto 1: Narrativo

     Texto 2: Narrativo 

    
     O texto 1: "Pelo telefone" é um diálogo que retrata a amizade de um menino e uma menina, a história reproduz uma conversa por telefone entre ambos.

  


    O texto 2: "O presente certo", é uma história em quadrinhos do cebolinha e cascão, na qual a amizade é expressa por meio de um bilhete.



     As atividades de análise, compreensão e interpretação dos textos são propostas para o trabalho oral e escrito.

     As atividades de oralidade são propostas para o trabalho em sala de aula, com uma conversa sobre os textos, leitura teatralizada da produção textual  (texto 1), leitura de cantiga popular e reprodução oral da historia em quadrinho lida anteriormente e  de outra produzida pelo aluno.

    As atividades de escritas estão apresentadas em forma de interpretação de texto; pensando sobre o gênero: diálogo e historia em quadrinhos; gramática: uso do travessão, terminações em inho, zinho e ão; numero de sílabas.

     O livro é adequado para trabalhar com alunos de 2º ano, pois contempla alguns eixos da proposta curricular de Duque de Caxias, apresenta eixo temático de oralidade/escuta, leitura e escrita. Trabalha o reconto e a recriação de textos, a identificação das diferenças entre imagem e escrita, a diferenciação de língua escrita da língua oral através dos recursos peculiares a cada uma das formas de expressão, entre outras propostas.





Um comentário:

  1. A análise ficou bastante interessante. Atendeu ao roteiro utilizado, além de relacionarem com o currículo do município. O aspecto crítico também foi focalizado e a indicação feita é bastante pertinente.
    As fotos ficaram muito boas, pois ajudam na referenciação do que foi analisado por escrito.
    Parabéns!
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir