Atividade de TAELP II 26/ 11/ 2013
Livro didático:
Título: Letramento e Alfabetização Linguística
Autores: Cláudia Miranda e Vera Lúcia Rodrigues
A capa do livro é bastante ilustrativa, estando de acordo com a faixa etária indicada. A página inicial do livro retrata a formação acadêmica das autoras. Na página seguinte, as autoras apresentam as razões pelas quais escreveram o livro, levar as crianças a descobrir a importância da leitura e da escrita. Logo após, vem o "Conheça seu livro", apresentando as principais seções do livro e como estão organizadas.
O sumário do livro está dividido em dez unidades, com os seguintes eixos:
1- Imagens, números e palavras.
2- Escola
3- Placas de sinalização
4- Brinquedos e brincadeiras
5- Amizade
6- Animais
7- Natureza
8- Cantigas
9- Os dentes
10- Índios
Cada unidade do livro é composta por pelo menos dois textos relacionados ao tema.
Para a realização da análise do livro escolhemos uma de suas unidades:
Unidade 5
Tema: Amizade
Texto 1: Narrativo
Texto 2: Narrativo
O texto 1: "Pelo telefone" é um diálogo que retrata a amizade de um menino e uma menina, a história reproduz uma conversa por telefone entre ambos.
O sumário do livro está dividido em dez unidades, com os seguintes eixos:
1- Imagens, números e palavras.
2- Escola
3- Placas de sinalização
4- Brinquedos e brincadeiras
5- Amizade
6- Animais
7- Natureza
8- Cantigas
9- Os dentes
10- Índios
Cada unidade do livro é composta por pelo menos dois textos relacionados ao tema.
Para a realização da análise do livro escolhemos uma de suas unidades:
Unidade 5
Tema: Amizade
Texto 1: Narrativo
Texto 2: Narrativo
O texto 1: "Pelo telefone" é um diálogo que retrata a amizade de um menino e uma menina, a história reproduz uma conversa por telefone entre ambos.
O texto 2: "O presente certo", é uma história em quadrinhos do
cebolinha e cascão, na qual a amizade é expressa por meio de um bilhete.
As atividades de análise, compreensão e interpretação
dos textos são propostas para o trabalho oral e escrito.
As atividades de oralidade são propostas para o trabalho em sala de aula,
com uma conversa sobre os textos, leitura teatralizada da produção textual (texto 1), leitura de cantiga popular e
reprodução oral da historia em quadrinho lida anteriormente e de outra produzida pelo aluno.
As atividades de escritas estão apresentadas em forma
de interpretação de texto; pensando sobre o gênero: diálogo e historia em
quadrinhos; gramática: uso do travessão, terminações em inho, zinho e ão;
numero de sílabas.
O livro é adequado para trabalhar com alunos de 2º ano, pois contempla alguns eixos da proposta curricular de Duque de Caxias, apresenta eixo temático de oralidade/escuta, leitura e escrita. Trabalha o reconto e a recriação de textos, a identificação das diferenças entre imagem e escrita, a diferenciação de língua escrita da língua oral através dos recursos peculiares a cada uma das formas de expressão, entre outras propostas.
O livro é adequado para trabalhar com alunos de 2º ano, pois contempla alguns eixos da proposta curricular de Duque de Caxias, apresenta eixo temático de oralidade/escuta, leitura e escrita. Trabalha o reconto e a recriação de textos, a identificação das diferenças entre imagem e escrita, a diferenciação de língua escrita da língua oral através dos recursos peculiares a cada uma das formas de expressão, entre outras propostas.
A análise ficou bastante interessante. Atendeu ao roteiro utilizado, além de relacionarem com o currículo do município. O aspecto crítico também foi focalizado e a indicação feita é bastante pertinente.
ResponderExcluirAs fotos ficaram muito boas, pois ajudam na referenciação do que foi analisado por escrito.
Parabéns!
Abs
Ivan